segunda-feira, 14 de abril de 2014

.........................................................................Comandos (parte 4).............................................................................

Falamos no post de matéria técnica anterior sobre Overlap e falar de Overlap e não falar de Lobe Center, deixa o assunto todo incompleto, assim como o Opala 4 cilindros! Brincadeira! Mas que faz falta, faz! :)  Então, vamos começar por algumas definições que nos podem trazer algumas confusões, como Lober Center X Lobe Centerline.  


Lobe Centerline (LCA) é a linha imaginária que corta o eixo do came em duas partes passando pelo centro do lóbulo ou came e pelo ponto de levante máximo do came como pode ser visualisada na figura abaixo. Portanto, existe um lobe centerline para o came de admissão e um para o de exaustão. O Lobe Centerline representa o ponto de levante máximo do comando após o PMS medidos em graus do virabrequim.




O Lobe Center ou Lobe Separation Angle (LSA) ou, ainda, Lobe Displacement Angle é exatamente o ângulo definido entre o lobe centerline do came de admissão e o de exaustão. O mesmo é medido em graus do comando e não do virabrequim.




Beleza! Definição, OK! Mas e ai? Para que serve esse Lobe Center? Influencia em que? "Em todo fórum que leio dizem para eu pegar sempre um comando com lobe center mais baixo! E eu sempre faço!" Mas, Por Que nunca ninguém pergunta o Porquê, geralmente querem saber o Qual, mas o Porquê, ninguém pergunta! Por Quê? Porque falta curiosidade! Chega de brincar com os Porquês!


O mais importante que devemos saber é que: o Lobe Center é uma característica do comando que permite alterar o Overlap SEM alterar a Duração. Lembram do que foi dito no post do Overlap (releia-oaqui).
Então:
  1. Aumentar o Lobe Center, Diminui o Overlap e Mantém a Duração - Melhor Torque em Baixas Rotações.
  2. Dimuir o Lobe Center, Aumenta o Overlap e Mantém a Duração - Mais Potência em Altas Rotações.
Ou seja, a variação do Lobe Center é um índice de variação do Overlap
Vamos brincar com alguns números. Queremos um comando simétrico com duração de anúncio de aproximadamente 270°. Escolhemos uma graduação baixa, pois queremos um carro com lenta estável e com potência/torque disponível a partir dos 1200/1500 rpm, ou seja, um carro forte para rua sem exageros, então, olhando para as faixas de overlap abaixo, devemos ficar na faixa 2.

  1. Rua - Máximo Torque em Baixa Rotação - Ex.: Comando da Silverado 4.1 6 cil a gasolina.
  2. Rua - Aplicação Normal, com foco em potência - Ex.: Comando do meu Opala - Comp Cams 268
  3. Rua - Alta Potência - Ex.: Comando Opala Isky 278 - 525-B
  4. Rua/Pista - Alta Potência e Torque em baixa prejudicado - Ex.: Comando Opala Isky 298 - 595A
  5. Pista - Alta Potência e Torque em rotações intermediárias - Ex.: Comandos para Circuito
  6. Pista Extremo - Máximo de Potência e marcha-lenta e faixa de baixos RPM não existentes - Ex.: Comando para Arrancada
Bom, então podemos variar entre 30° e 60° de overlap. Como as válvulas de admissão e escape são originais, posso abusar um pouco do overlap. Mas, meu coletor de escape é original, então é melhor ficar com um overlap intermediário, algo próximo de 45°. Então, vamos brincar de estimar Lobe Center, lembre-se que temos a equação que relaciona os três parâmetros dados no post anterior.

O resultado da equação nos retorna um valor de lobe center de 112,5°. Como prefiro mais potência em alta rotação, vamos arredondar para 112°. Então, com os dados em mãos ou mandamos fazer um comando com as nossas especificações ou procuramos um que já exista no mercado. Fiz a última e encontrei o Comp Cams 268° com 110° de Lobe Center, onde temos 48° de overlap. Fechou, inclinou um pouco mais para o lado das altas rotações, perfeito! Você pode estar-se perguntando, mas 2,5° de lobe center entre o teórico e o escolhido é muita coisa, mas como disse anteriormente, o lobe center é um variador do overlap, o overlap é o que buscamos e o mesmo ficou bem próximo do desejado. 

Algumas atenções devem se voltar para os extremos ou exageros. Podemos fazer um comando com durações de 270° e 70° de overlap, basta reduzir o lobe center para 100°, mas por quê não fazer isso?Porque a redução do lobe center também causa o fechamento mais cedo das válvulas de admissão e isso prejudica o ganho de potência em altas rotações. Ou seja, existem limites!

Variações de avançar e atrasar o comando influencia no lobe center?

  1. Se o comando é único para admissão e exaustão, a resposta é não. O Lobe Center continua o mesmo, porém o Lobe Centerline modifica. Por exemplo, usando um comando de durações 270° e lobe center 112°, no ponto zero do comando, temos o LCA da admissão e exaustão iguais a 112°, mas se avançamos por exemplo, 5°, teremos o LCA da admissão com valor de 107° e o da exaustão de 117°, mas o Lobe Center permanece o mesmo, 112°, até mesmo pela definição, você já poderia ter a resposta. Mas então, não tem vantagem alguma? Tem sim, você altera os ângulos de aberturas e fechamentos das válvulas, tudo detalhado no post 2
  2. Se for utilizado um comando para admissão e outro para exaustão, como os GM 2.0 16 v, então a resposta é sim. Agora basta você escolher o overlap desejado e alterar o lobe center, adiantando ou atrasando os comandos.
Eita assuntinho complicado esse tal de comando hein! 

Abraços.

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